EN PT
+55 11 5571-2525

Viajante Cia Eco

Rodrigo Leitão

Regressamos de uma grandiosa viagem de 18 dias por dois países fascinantes, ricos e surpreendentes!
Trazemos na bagagem muitas estórias (causos mesmo), um banho de cultura e lembranças de momentos inesquecíveis!

Israel me surpreendeu muito positivamente, nada de tensão de conflitos religiosos, étnicos ou coisa parecida! Respira-se segurança, história viva e é um passeio além de divertidíssimo, muito rico!

Turquia é um turbilhão de cores, sabores, aromas e paisagens! Uma experiência cultural poucas vezes vista! Os Turcos são receptivos, exaltam sua terra, amam seu país e estão de braços abertos pro mundo! Uma excelente relação com brasileiros! Vendem até a alma se preciso for para não perder o cliente! O esporte nacional da Turquia, sem dúvida nenhuma, é negociar e vender!

Em relação aos serviços contratados, todos perfeitos! Aqui e acolá um ou outro senão, mas no geral, impecável!

Turkish Airlines recomendadíssima!!! Faz-nos perguntar porque nossos serviços de cias aéreas são tão deficientes e caros para o que realmente oferecem....

Receptivos em Israel sempre pontuais e perfeitos! Guias muito bem preparados! Roteiro corrido, porém sem nada a acrescentar... Já sabíamos que seria um tanto quanto "puxado"...
Escolha de hotéis muito boa. Experiência de pernoitar no Kibutz é enriquecedora! Apenas o hotel em Tel-Aviv um pouco abaixo dos demais, mas nada que comprometa uma viagem de nível turístico.
Opicional de Massada e Mar Morto não se pode perder. Por hipótese nenhuma. A Fortaleza de Massada é grandiosa e emocionante! O mar morto é pitoresco e interessantíssimo. As paisagens no caminho, apesar de áridas remetem a mais de 3000 anos de história!

Igualmente eficientes são os receptivos na Turquia! Só achamos um pouco exagerado o grande grupo no Tour Rodoviário na segunda metade da parte da Turquia! Fomos encaixados num grupo muito grande que já vinha de alguns dias de viagem.... No começo, gerou um certo desconforto neles que viram "seu" ônibus lotado, mas depois tudo se acomodou.
O passeio de balão na capadócia é algo surreal e que não se tem duas vezes na vida! Não fazer é quase como não ir à Turquia...

Bem, aqui vão algumas dicas de programas imperdíveis e que estão "fora" dos roteiros tradicionais...:

1 ) Israel

- Conversar e interagir com os Palestinos na visita a Belém. São muito receptivos, carinhosos e até se esforçam pra falar um "Portunhol"...
- Caminhar pelo Bairro Judaico à noite, no meio do Sabbath...Não terá nada aberto pra comprar, mas muito a aprender!
- Mamila Mall em Jerusalém. Vale à pena ir nas noites em que não se celebra o Sabbath ( da sexta pro sábado )
- Espetáculo de Luzes e som na Torre de David em Jerusalém.
- Massada e Mar Morto. Quente, muito quente...mas vale cada minuto, gota de suor e centavo!
- Tomar um banho de mar no Mediterrâneo em Tel-Aviv.
- Visitar à noite o Bairro de Yaffo ( Bairro dos artistas ) em Tel-Aviv e caminhar pela orla até o porto reformado ( muito seguro ).

2) Turquia

- Visitar o Mercado Egípcio ( Bazar de Especiarias ) num sábado. Dia de muito movimento, repleto de nativos e quase sem turistas. Excelente local para compras e pechinchar!!! Pechinche tudo, normalmente baixam o preço original em 50%!!! Muito melhor que o Grand Bazar!!!
- Passar um tempo na Praça Eminonu ( na frente do Mercado de Especiarias ) observando o povo turco e seu modo de vida...
- Comer um sanduíche de Sardinha do Bósforo! Após o passeio do Bósforo, desça no porto e saia caminhando tranquilamente. Fatalmente vc avistará uns barquinhos " lanchonetes" com filé de sardinha na grelha, servido num pão com verduras e molho de limão! Delicioso e barato ( cerca de 4-5 reais ).
- Cisterna da Basílica e Palácio de Topikapi. Reserve no mínimo uma tarde inteira pros dois. São muito perto, dá pra ir caminhando e explore sozinho, sem guias e sem pagar os opcionais. Sai muito mais barato, existem audio guides e vc faz seu horário!
- Os Bairros de Sultanahmet e Sirkeçi ( muito próximos ) têm excelentes restaurantes, bares e lojinhas para compras. O tram pára neles e dá pra caminhar por suas ruas de uma pra outra tranquilamente. Atenção à Rua Ibni-Kemal! Muito legal e cheia de bons restaurantes!!!
- Desloque-se em Istambul usando os práticos e baratos Trams. Cortam a cidade toda, são rápidos e ajudam muito!!! Linha Kabatas faz os principais pontos turísticos da cidade! Existe um Tourist Card que custa 08 Liras ( praticamente 08 reais ) e vc compra em qualquer banca de revista e faz recargas de quantas liras quiser. A viagem de Tram com este cartão sai por 02 liras.
- Pegue um Tram e desça na Praça Taksim. Caminhe pela Rua Istkal Cadessi ( charmosa rua de pedestres ) em direção à Torre Galata. Calcule chegar lá no final da tarde para poder subir ao mirante e assistir ao pôr do sol de lá. O sol vai caindo e a cidade e suas mesquitas ( milhares ) vão se acendendo... Lindo!
- Passeio de Balão na Capadócia!!! Imperdível!!! Custa cerca de 150-160 Euros por pessoa. Fizemos reserva antecipada pela site da Anatollian Ballons ( uma das maiores ) e pagamos 100 Euros! Funcionou perfeitamente! Economia muito boa. Reserve com 10-15 dias e ganhe este desconto! Recomendo reservar logo pro primeiro dia pois, se por uma azar extremo as condições climáticas não forem favoráveis ( os balões voam cerca de 330 dias por ano ), vc terá o dia seguinte de certeza para não perder este passeio!!!


Bem, é isso! Espero ter ajudado!
Forte abraço! Cordialmente, Rodrigo Leitão