Mauro Monteiro
A minha viagem foi tudo muito tranquilo e no geral bem satisfatório. Adorei a Namíbia, um pais muito agradável, e o receptivo local (Antonio e Lerize) foram excelentes.
Adorei o roteiro todo, não mudaria nada e o hotel que mais gostei foi o de Sossusvlei, as refeições eram melhores, o ar condicionado do quarto funcionava bem, a internet também, e a localização aberta e isolada dava uma sensação bem legal.
Sobre a parte personalizada da África do Sul, foi tudo legal também. Em Johannesburgo, o tour de Soweto e o museu do Apartheid que fui depois me tocaram muito (não sei se é o que a maioria dos brasileiros se interessa ao viajar, mas pelo menos uma minoria interessada em conhecer de verdade as coisas do mundo vai se interessar por estas coisas, como eu). Durban é uma cidade agradável e o tour que fiz por fora pra Sani pass e lesotho foi bem legal - o guia conhece pessoalmente todo mundo da fronteira e resolveu a minha falta de visto rapidinho por 200 rands. Caso algum dia algum outro brasileiro quiser conhecer o local (duvido que apareça tão cedo um doido como eu), e vc quiser pelo menos indicar alguém, o nome dele é Rudi Botha e o site www.beachbushberg.com . Um último comentário sobre o kapama river lodge: o hotel é sensacional, o melhor de toda a viagem, a comida muito gostosa, com cara de gourmet, e o staff incrivelmente atencioso. Mas o safári na reserva eu achei realmente um pouquinho fraco, menos do que eu esperava pra região do Kruger park. Acho que vc podia discutir isso com os turistas, se eles querem um hotel muito bom e somente uma expeciência mais leve de safári (o que imagino seja a maioria), o kapama serve muito bem, mas se o objetivo é um safári mais “hardcore” talvez seja legal procurar algo dentro do próprio Kruger mesmo. Eu gostei muito disso de Safári, com certeza nas próximas viagens pra África vou procurar os safáris mais “sérios” possíveis.
Um abraço
Mauro