Pacotes de viagens para Serra da Capivara com especialistas
A Serra da Capivara, região reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e Berço do Homem Americano, um dos maiores museus arqueológicos a céu aberto da América Latina. Pinturas rupestres e indícios de ocupação humana datando de 50 mil anos. A Serra da Capivara é a prova de que o primeiro homem das Américas pode ter vivido no Nordeste brasileiro. Neste cenário de relevo diversificado, com formações rochosas típicas, como a Pedra Furada e o Arco do Triunfo, há muito que se observar e aprender. Planeje sua viagem com quem conhece muito bem o destino.
Principais Atrações
Baixão das Andorinhas: visitar esse local à tardinha é assistir a um belo espetáculo feito pelas andorinhas.
Boqueirão da Pedra Furada: aqui foram encontrados vestígios da mais antiga presença do homem na América, 50 mil anos atrás. O mais impressionante é a grande fenda existente na parte central do paredão rochoso, formada pela erosão.
Caldeirão do Rodrigues:
Desfiladeiro da Capivara: local onde se encontram desenhos de capivaras. Para chegar até lá é preciso fazer uma forte caminhada.local em que se encontram 12 tocas ou abrigos com pinturas rupestres riquíssimas. No abrigo da Entrada do Pajaú, as pinturas mostram cenas do cotidiano, como caça e cerimônias religiosas. No abrigo Veadinhos encontram-se raras pinturas azuis.
Oficina de cerâmica: a população da região produz um artesanato de alta qualidade nesta oficina.
Parque Nacional da Serra da Capivara: as principais atrações estão dentro do Parque Nacional da Serra do Capivara, criado em 1979. Administrado pela Fundação do Homem Americano, ele abriga 260 sítios arqueológicos com 30 mil pinturas rupestres catalogadas, belíssimas formações rochosas, Museu, além de animais e vegetação típicos da Caatinga.
Sítio do Meio: neste sítio arqueológico foram encontrados fragmentos de cerâmica com 9 mil anos.
Dicas
Água: a região é bastante árida e quase não há água no percurso das caminhadas. É importante levar o seu cantil.
Calor: chapéu e protetor solar são ítens fundamentais, pois o sol na região é bem forte.
Melhor Época
O período de seca, de junho a dezembro, apresenta melhores condições para a visitação, já que no período de chuvas, de dezembro a maio, as estradas e trilhas ficam em estado ruim.