China
Viajante Cia Eco
Eduardo Alves Maria - China
A China possui uma cultura muita rica cheia de segredos que nos maravilha conforme os descobrimos.
Como visitei meu irmão em Shanghai, acabei tendo uma primeira visão do país. Com uma economia prospera as cidades impressionam com a mistura de tecnologia, enormes e imponentes edifícios com milênios de história todos misturados em suas grandes metrópoles como as vezes em suas pacatas vilinhas que são uma verdadeira viagem ao tempo.
Algumas coisas importantes antes de se visitar a China são a atenção ao tirar o visto para aquilo que mais se encaixa ao seu perfil, o Site as vezes é um pouco confuso, mas na visita ao consulado as coisas funcionam bem e eles são muito atenciosos.
Outra coisa é em relação a pagamentos, lá praticamente todos s pagamentos são via os aplicativos Alipay ou Wechat que você deve configurar com o seu cartão. Cartões de crédito e débito são aceitos em pouquíssimos lugares, geralmente apenas em hotéis. A segurança é algo a se destacar, os lugares são extremamente seguros, dizem que até mais nas grandes metrópoles.
Como queríamos conhecer Beijing com uma visita a Cidade Proibida e as Muralhas, contatamos a CIAECO e pedimos algo privado que englobasse o máximo pelo curto tempo
focando na história que era de nosso interesse. Como sempre o que foi fornecido superou nossas expectativas, com um guia historiador e muito dedicado e atencioso.
No dia anterior pegamos o Trem Bala de Shanghai para Beijing com duração de umas 4 horas, a viagem é bem tranquila, a única coisa que se precisa ficar atento é que as vezes é bem complicado, pois pessoas que falam inglês são raras e a informação nas tão grandes estações
sempre lotadas as vezes são um pouco confusas, mas o serviço é excelente. Na manhã do dia seguinte nosso guia, nos encontrou pontualmente no hotel e seguimos para explorar a cidade.
Chegando ao Eixo Monumental onde há os edifícios governamentais, a famosa Praça da Paz Celestial em frente ao parlamento e etc, como havia um evento onde vários líderes de outros países visitavam a China, alguns lugares tinham acesso restrito. Seguindo pelo eixo a gente chega a uma grande avenida que corta transversalmente eixo onde são feitos aqueles grandes desfiles em dias comemorativos e logo em frente toda a imponência da entrada da Cidade Proibida.
A Cidade Proibida é enorme, cheia de palácios com uma riqueza de detalhes e centenas de histórias que nos eram contadas pelo nosso guia. Conforme eram descritas podia-se imaginar como era a vida do imperador e sua corte. Eram alas com palácios, jardins, pátios todos ricamente decorados e montados sem um prego ou parafuso sequer, tudo encaixado
milimetricamente, muitas curiosidades que passariam despercebidas nos foram também contadas. Um habito bem interessante e que dá um charme especial, é que muitas pessoas se vestem com estas roupas típicas para tirarem fotos, pedi a permissão para algumas o que deu um toque especial a mais nas fotos.
Ao final subimos a colina Jingshan no jardim Imperial de onde se avista toda a magnitude de Beijing e da Cidade imperial, Gustavo nos compartilhou histórias de sua infância onde sempre visitava este parque.
Ao iniciar o dia seguinte, seguimos ao templo do Céu, chovia bem, mas não algo que pudesse estragar nosso passeio, novamente construções belíssimas cheias de riquíssimas histórias.
Uma curiosidade, muitas vezes pessoas que vem de outras localizações da China, olham assustadas pra gente, outras ficam nos observando e muitos até pedem para gente tirar fotos, lembrei de quando fui pra Uganda e era a sensação nas ruas, rs rs rs. Depois seguimos para visitar as Muralhas da China. Realmente é uma construção que impressiona a névoa deixou as muralhas ainda mais lindas, caminhamos por 7 torres desvendando alguns de seus mistérios.
Mais tarde seguimos para Brickyard Retreat em Mutianyu, um lugar realmente incrível, o Hotel fica em uma antiga fábrica onde se faziam as telhas e ornamentos dos palácios, com uma decoração linda e aconchegante e situado em uma minúscula e simpática vilinha é um ótimo lugar para se ficar e aproveitar a calma do campo.
A partir deste dia eu seguiria sozinho, pois meu irmão e cunhada retornariam a Shanghai, após algum tempo na estrada chegamos a Jinshanling, comparado a Mutianyu, a muralha está em um estado mais natural, com algumas torres e partes em ruinas, novamente o tempo chuvoso com nuvens e névoa deixou a vista espetacular, percorri umas 16 torres entre ida e volta, foi uma experiencia incrível, á tarde retornei para Beijing onde no dia seguinte visitaria novos lugares.
Era meu último dia de visita em Beijing a chuva não me abandonava e visitei logo cedo o Mosteiro Yonge da seita budista Yellow Hat, como sempre a linda arquitetura cheia de história, neste mosteiro é encontrado a maior estátua de Buda feita de apenas uma peça de madeira do mundo. Seguimos caminhando pelas ruas e pelas vielas dos hutungs onde o guia compartilhava comigo lembranças de sua infância. Mais tarde fui ao Palacio de verão, onde era a residência do Imperador, lá ele passava os 3 meses de verão com a família, na realidade é um enorme e bonito parque que era bem mais agradável que a quente Cidade Proibida, um enorme lago com muitas edificações cercados de jardins é um lugar muito bonito mesmo.
No dia seguinte segui para aeroporto para pegar meu voo de volta para Shanghai. Obrigado a todos pela excelente experiencia e ótima viagem.
Abraços
Eduardo.