África do Sul
Viajante Cia Eco
Helena Morioka
A África do Sul me surpreendeu! O safári noturno foi uma experiência transformadora, e a região dos vinhos é imperdível. Um destino de aprendizado, respeito à natureza e sabores inesquecíveis.
Não esperava ganhar, não pensava em ir para a África do Sul. Foi a terceira experiência de estar num país em preparação para um evento internacional. Estive na França antes da Copa, na China antes das Olimpíadas e agora na África pré-Copa. Vamos ver como iremos fazer a nossa preparação. A França e a China estavam a todo vapor. Na África, como boa brasileira, tenho fé que no fim vai dar tudo certo.
Para as crianças e adultos, fazer um safári fotográfico à noite entrando mata adentro atrás de leões é uma invasão da paz do outro, digo, do leão, mas é também um aprendizado com os rangers de como respeitá-los e admirá-los.
Minhas dicas na África:
Cuidado com a comida local. Se quiser provar, apenas prove, não devore. Podem acreditar que a fonte é digna e com muita experiência no assunto. Mas se farte comendo frutos do mar, peixes, que são tudo de bom. Há locais ótimos e com excelentes preços. A comida de modo geral é excelente.
Vale a pena ir para a região dos vinhos. Escolha um roteiro com cuidado, faça sua lição de casa e vá com um guia português. Compre a embalagem própria e despache. O preço é imbatível. Só compre o melhor e sempre o que for do seu paladar. Não se esqueça do protect bag, que é superimportante nos aeroportos africanos, onde o risco é grande.
Helena.