Salar de Uyuni e Altiplano
Viajante Cia Eco
Luiz Fernando Matte
O trecho Cusco - Puno de trem foi muito legal. Os vagões são antigos e bem cuidados, todos de madeira original. Também recomendo. E sempre é legal viajar nos famosos trens da Orient-Express.
Bom, como te falei, em geral foi tudo 100%. A operadora Condor é muito profissional e confiável. O guia que me foi destacado pra região de Cusco foi extremamente competente e muito conhecedor da história e locais que visitamos. Dá pra recomendar seus serviços. A operadora da Bolívia oferece um bom serviço e também é bem competente.
Todos os hotéis foram legais, variam um pouco no quesito qualidade, mas isto devido às diferentes infraestruturas encontradas em cada cidade. O café da manhã em todos é muito legal, vale a pena destacar. Muita fruta, cereais, iogurte, mel, sucos, tudo muito natural e com um ótimo serviço.
No bonito passeio de Maras (salaar) tivemos uma ótima surpresa: o restaurante Tunupa é sensacional. Vale a pena destacar também! No meio do nada, o restaurante é muito bacana e a comida é excelente, com muita fartura e opções diversas.
O trecho Cusco - Puno de trem foi muito legal. Os vagões são antigos e bem cuidados, todos de madeira original. A viagem é longa e demorada, mas nada diferente do que de ônibus. E sempre é legal viajar nos famosos trens da Orient-Express. Também recomendo. É válido destacar que a troca de assento para o lado esquerdo do trem foi providencial, pois este lado é muito mais legal e é pro lado da Cordilheira dos Andes. (O mesmo vale pro avião, trecho Lima-Cusco, que também é lado esquerdo, com lindíssima vista pra Cordilheira. Estes dois detalhes também recomendo).
No lago Titicaca, lado da Bolívia, o passeio de catamarã valeu a pena. Também recomendo. Apesar do passeio à Ilha do Sol ser bem legal, é meio feito para turista, já os outros passeios foram mais "selvagens".
Em La Paz, fiz um passeio por conta própria, que também recomendo. É o down hill de mountain bike na chamada "The World Most Dangerous Road", que vai de La Cumbre (próximo a La Paz) até Coroico. São 24 km de asfalto e mais uns 50 km de estrada de chão. Fiz por uma agência de americanos www.gravitybolivia.com.
Então, muito agradecido por tudo, por todas as trocas, pelos detalhes (troca de assento no trem e avião) e pela boa vontade de sempre. Também recomendo o teu ótimo serviço!
Grande abraço,
Bingo