Patagônia Argentina

Viajante Cia Eco

Fabio e Alline

A viagem foi muito boa. Todas as trilhas são auto-guiadas. Cansam um pouco, mas no final, vale à pena. E muito.

Mas antes de falar sobre ela, vale uma menção honrosa à indicação de vocês sobre a loja de materiais específicos para esse tipo de viagem. Fizemos nossas compras na Mar & Sol (http://www.maresolonline.com.br/). Tanto o atendimento quanto os produtos são de ótima qualidade.

Agora vamos à viagem...

Em Ushuaia, embora tenhamos gostado de todos os passeios que fizemos (canoagem, visita ao presídio, 4x4 e subida ao glaciar Martial), vale destacar os dois últimos; o 4x4 e a subida ao glaciar.
No 4x4, o percurso que o jipe faz é muito bonito, passando até por alguns lugares de acesso exclusivo. Só que de todo o passeio, o mais bacana de tudo foi, sem dúvida, a companhia do motorista.
De acordo com as nossas conversas, parece que o motorista costumava ser um corredor de rally que, além de campeão era famoso por dar espetáculo.
Na subida ao glaciar, muito frio e gelo. Assim que chegamos na base do glaciar, paramos pra fazer um lanche e começou a nevar. Muito bacana.

Em El Chalten (aliás, obrigado pelo vinho e pelo chocolate), há tantas trilhas que fica difícil escolher quais fazer. Todas as trilhas são de acesso muito fácil, pois partem da própria cidade (ou vilarejo). Com isso, fica fácil pra desfrutar das paisagens sem gastos extras com passeios.
Há trilhas pra todos os gostos. Além das trilhas convencionais (mais 'suaves'), há trilhas mais extensas (que podem durar até alguns dias) que parecem muito interessantes. Acabamos por fazer as trilhas à laguna Torre e ao Fitz Roy (um pouco mais de 22km cada) e outras trilhas menores. Todas as trilhas são auto-guiadas. Cansam um pouco, mas no final, vale à pena. E muito.
Uma passagem engraçada: a pousada Senderos em que ficamos hospedados está localizada exatamente atrás da rodoviária, portanto o translado entre rodoviária e pousada durou uma volta no quarteirão. Passamos mais tempo esperando, carregando e descarregando a bagagem do que indo para a pousada.

Em El Calafate, os passeios não são tão próximos da cidade, portanto não é tão fácil fazer passeios por conta própria. Independente disso, o passeio para o glaciar Perito Moreno foi tão legal que acabei me arrependendo de não ter ido ao glaciar Viedma (lá em El Chalten), que parece ser 3 vezes maior do que o Perito Moreno. Arrependimentos à parte, fomos à operadora local para alterar o nosso passeio de 'mini-trekking' para 'big ice' e essa foi a decisão mais sábia a tomar. O 'big ice' deveria ser obrigatório! Em nossa opinião, foi indescritível. E pra completar, ao término do passeio, que tal uma dose de whiskey com gelo do glaciar?

Resultado final: depois de andar sobre o glaciar e saber que há cruzeiros para a Antártida, temos a impressão de que essa deva ser a nossa próxima viagem.

Obrigado pela companhia,

Fábio e Alline