Patagônia Argentina

Viajante Cia Eco

Milton Carvalho

A viagem foi ótima, tudo funcionou perfeitamente e corresponderam as nossas expectativas.

A Hosteria El Puma em El Chalten é simples, mas atende perfeitamente. O Explora em Torres Del Paine tem boas instalações e ótimos serviço e comida.

Dois pontos importantes neste passeio:

1) Só deve fazê-lo quem realmente está querendo fazer trilha e deve ter um mínimo de preparo físico para isto. Os passeios vão de 6km (meio dia) a 20km (dia inteiro) subindo e descendo. Carrega-se uma mochila com roupas, comida, água nas costas. Banheiro praticamente não existe. O mato é na maioria das vezes a única opção. Não é andar em shopping para ver vitrine. Não precisa ser atleta, a maioria das pessoas tinha mais de 50/60 anos. Os jovens tinham 40 anos. Não tem garotada. Se a pessoa não gosta de trilha é melhor procurar outro passeio. Você acorda, toma café, sai para a trilha, volta no final do dia depois de ter andado 20km subindo e descendo, faz sauna, spa, escolhe o passeio para o dia seguinte, janta e vai dormir. Não tem TV, DVD, jornal, rádio, lojas, nem para onde ir. É ótimo para quem está querendo se cansar de dia e dormir cedo de noite. Você perde as referências de dia da semana e hora do dia. Acorda cedo e vai dormir cedo. Desliga-se do resto do mundo. A internet também é precária.

2) Demos muita sorte com o tempo. Só durante dois dias esteve nublado sem chuva. Nos demais dias estava com sol sem nuvens. Nos dias nublados você anda sem ver as montanhas que ficam cobertas com nuvens. A paisagem (muito bonita) é metade do passeio. Pelas informações locais esta era a primeira semana de tempo bom desta temporada. Além disto, dizem que pelo menos 1/4 das pessoas que vão a Torres Del Paine ficam sem ver as montanhas dia nenhum. Os mesmos passeios com chuva e frio também não são agradáveis. O tempo é parte importante do passeio, mas imprevisível.

Para quem gosta de trilha e natureza é ótimo.

Milton Carvalho