Ilha de Páscoa
Viajante Cia Eco
Eliza Keiko Hirai
Simplesmente adorei! Pena que tudo que é bom dura pouco.
É fantástico imaginar — às vezes até difícil imaginar — que se está numa ilha com tantas histórias, tantos mistérios... só indo e sentindo toda aquela energia que exala daquele lugar. É um fascínio que a ilha, com seus colossais Moai, exerce sobre os mortais. Não há palavras que expressem o que se vê ou a emoção que se sente ao estar lá.
Estava receosa de viajar sozinha para um lugar tão distante, mas logo acabei conhecendo outras pessoas muito simpáticas que tornaram minha viagem inesquecível.
Nosso guia, profundo conhecedor da cultura local, tornou nossa viagem muito agradável. Ele é uma pessoa simpática e um guia exemplar.
Passando pelo cemitério e indo em direção ao mar, almoçamos num restaurante com vista para o mar onde a comida foi ótima. O preço era bem acessível e vale a pena pesquisar e perguntar.
Não haveria como ir à ilha e não provar o prato típico — o curanto. Soube que o melhor curanto é feito por uma pessoa que mora lá há anos e que o restaurante necessita agendamento, pois não abre todos os dias. O preço é um pouco salgado, mas vale a pena.
Também não se pode ir embora sem assistir aos shows de dança que acontecem em algumas pousadas em determinados dias da semana. Vale a pena.
Para quem deseja mergulhar, é necessário agendar com antecedência, pois normalmente não há vagas no dia desejado.
O pessoal que fez o transfer em Santiago foi superatencioso.
Enfim, para quem ainda não conhece os mistérios da ilha e realmente curte cultura antiga e tem respeito às riquezas culturais de outros povos, vale a pena conhecê-la.
Gostaria de agradecer a toda equipe da Cia Eco pela atenção dispensada.
Muito obrigada por tornar possível esta viagem e, acima de tudo, a realização de um antigo sonho.
Abraços.