Benin - África Ocidental - Raízes da ancestralidade - 15 dias
Senegal, Benim, Togo e Gana
Saída especial: 19/08/26 com Felipe Vieira

Itinerário

Legenda de Refeições Inclusas: C: Café da manhã | A: Almoço | J: Jantar


Dia 1: 19/08/26 | São Paulo – Dakar (-/-/-)
Apresentação no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) com três horas de antecedência para embarque em voo com destino a Dakar, no Senegal. *Nota: se o voo for programado para a madrugada de 19/08/2026, é necessário comparecer ao aeroporto na noite anterior, em 18/08/2026.


Dia 2: 20/08/26 | Chegada em Dakar (C/-/J)
Chegada ao Aeroporto Internacional Blaise Diagne e traslado ao hotel para check-in na acomodação*. Restante da manhã e tarde livre. Final da tarde: Aula inaugural de boas-vindas, com Felipe Vieira. À noite, jantar de boas-vindas para o grupo. *Nota: Early check-in no hotel incluso.


Dia 3: 21/08/26 | Dakar (C/A/-)
Passeio de dia inteiro:Dakar –Capital e maior cidade do Senegal, é o principal centro político, econômico e cultural do país. Também é considerada a mais ocidental do continente africano.

Devido à sua posição geográfica, foi um importante centro comercial, portuário e cultural, ao longo da história. Destaque I: Museu da Civilização Negra – Além de expor a trajetória histórica, a cultura e as contribuições dos negros em todo o mundo, conta com uma coleção impressionante de artefatos, arte contemporânea, têxteis e objetos históricos, que celebram a valiosa herança da África e sua diáspora. Destaque II: Mercado da Medina – Vibrante de cor e de energia, oferece um vislumbre da vida cotidiana senegalesa, com vendedores de tecidos, artesanato, especiarias e produtos locais. Um lugar animado, onde os visitantes podem interagir com os vendedores e vivenciar a autêntica cultura urbana.


Dia 4: 22/08/26 | Dakar - Ilha de Gorée - Dakar (C/A/-)
Passeio de dia inteiro: Ilha de Gorée – Uma viagem de ferry* de 20 minutos nos levará a este local histórico, que foi o primeiro a ser declarado Patrimônio da Unesco na África. Ocupada ao longo dos séculos por portugueses, holandeses, franceses e britânicos, a ilha de Gorée foi um importante entreposto no comércio transatlântico de escravos entre os séculos XVI e XIX. Hoje, é um lugar tranquilo, com aglomerados de casas cor-de-rosa em estilo colonial, ruas tranquilas e uma pequena praia.

Destaque: Museu Maison des Esclaves (Casa dos Escravos) – Além de ser um museu, é reconhecido como um memorial, uma vez que presta homenagem às vítimas da escravidão. Um dos elementos mais impactantes do lugar é a "Porta do Não Retorno" – uma porta que dá acesso direto ao mar e representa o ponto final em solo africano para os escravizados, antes de serem levados em navios negreiros, rumo ao desconhecido – principalmente para as Américas. Já recebeu milhares de visitantes, incluindo Nelson Mandela, o Papa João Paulo II e Barack Obama. *Nota: Embarcação regular de grande porte, compartilhada com outros viajantes.


Dia 5: 23/08/26 | Dakar - Cotonou (Benim) (C/-/-)
No horário determinado, traslado para o aeroporto de Dakar e embarque no voo para Cotonou, em Benim. Chegada a Cotonou e traslado para o hotel. Check-in no hotel.


Dia 6: 24/08/26 | Cotonou – Porto Novo – Cotonou (C/A/-)
Passeio de dia inteiro: Cotonou – A capital oficial do Benim, com uma forte herança cultural e histórica, ligada ao período colonial francês e à monarquia tradicional iorubá, um sistema político e cultural ancestral que persiste em algumas regiões da África Ocidental, preservando a herança africana pré-colonial. Destaque I: Musée Honmé (Palácio Real de Porto-Novo) – Importante museu histórico, era o palácio do Rei Toffa I no século XIX. O museu oferece informações sobre a vida da corte real, incluindo artefatos, móveis, instrumentos e relíquias de rituais tradicionais. Destaque II: Bairro Afro-Brasileiro – Após a abolição da escravidão no Brasil, em 1888, muitos africanos que tinham sido escravizados ou seus descendentes retornaram para a África, especialmente ao atual Benim (antigo Reino do Daomé). Estes ficaram conhecidos como "Agudás", um termo iorubá que se refere aos que voltaram cristianizados e com costumes brasileiros. Ao se estabelecerem, trouxeram consigo influências culturais, religiosas e arquitetônicas do Brasil, as quais permanecem visíveis nas casas coloridas, nas varandas de ferro ornamentado e nas janelas em arco.


Dia 7: 25/08/26 | Cotonou - Ganvié - Cotonou (C/A/-) 
Cedo pela Manhã: Vila de Ganvié – Maior vila africana sobre palafitas da região, que abriga aproximadamente 25.000 habitantes da etnia Tofinou. A vida cotidiana se desenrola nas canoas que adultos e crianças remam com facilidade usando remos coloridos. A bordo dessas canoas, os homens pescam, as mulheres vendem produtos no "mercado flutuante" e as crianças vão à escola e brincam. Tarde: Mercado de artesanato de Cotonou – Um dos principais centros de produção e venda de arte tradicional no Benim, além de ser um ponto turístico e cultural importante, onde são comercializados produtos típicos da região.


Dia 8: 26/08/26 | Cotonou - Ouidah - Lomè (Togo) (C/A/-) 
Manhã: Viagem terrestre para Lomè, em Togo, com parada para visitas no caminho. Visita no caminho I: Ouidah – Situada ao longo da costa atlântica, a cidade foi um dos portos de comércio de escravos mais ativos de toda a África. É também considerada a capital do vodun, que, na língua fon, falada no Benim (país considerado o berço dessa religião), significa "espírito", "força invisível" ou "divindade". Visita no caminho II: Aldeia Togolesa – Teremos a oportunidade de conhecer um curandeiro tradicional, figura central nas práticas de saúde e espiritualidade da região, com a finalidade de observar seus métodos e compreender sua visão de cura, que une os mundos material e espiritual. *Nota:Durante o trajeto, faremos a travessia terrestre da fronteira entre o Benim e o Togo. Será necessário passar pelos trâmites de imigração, o que pode gerar uma espera de cerca de 60 minutos, dependendo do movimento na fronteira. Importante: o Togo está 1h. atrás do fuso horário do Benimn portanto, ao cruzarmos a fronteira, devemos atrasar nossos relógios em uma hora.


Dia 9: 27/08/26 | Lomè – Togoville - Lomè (C/A/-)
Visita da Manhã: Togoville – Vilarejo histórico localizado a cerca de 45 minutos de Lomé, posicionado às margens do Lago Togo. Neste local, em 1884, assinou-se um tratado com o comissário imperial alemão Gustav Nachtigal, estabelecendo um protetorado sobre a área de Lomè – um marco no início do período colonial no Togo. O lugar também é conhecido pela convivência harmoniosa entre o catolicismo e as práticas espirituais do vodun.

Visita da Tarde: Marché des Féticheurs – Situado no distrito de Akodésséwa, é um dos mercados mais curiosos e culturalmente significativos de Lomè, capital do Togo, oferecendo uma ampla variedade de itens usados por curandeiros, sacerdotes vodun e praticantes de medicina tradicional africana.


Dia 10: 28/08/26 | Lomè - Accra (Gana) (C/A/-) Check-out no hotel e viagem terrestre para Accra, em Gana (aproximadamente 05h30 min.de carro). Check-in no hotel em Accra. *Nota: Durante o trajeto, faremos a travessia terrestre da fronteira entre Togo e Ghana. Será necessário passar pelos trâmites de imigração, o que pode gerar uma espera de cerca de 60 minutos, dependendo do movimento na fronteira.


Dia 11: 29/08/26 | Accra (C/A/-) Passeio de dia inteiro: Accra – A capital política, econômica e cultural de Gana. É também o centro urbano mais importante do país e uma das cidades mais influentes da África Ocidental.

Destaque I: Museu Nacional de Gana – Inaugurado em 1957, o mesmo ano da independência do país, o espaço tem como missão preservar e celebrar a história, a cultura e a identidade ganesas. Destaque II: Parque Memorial e Mausoléu Kwame Nkrumah – Um dos lugares mais emblemáticos de Gana, dedicado à memória de Kwame Nkrumah, o líder da independência do país e o primeiro presidente da nação após o fim do domínio colonial britânico. *Nota: No dia seguinte, seguiremos viagem para Elmina, onde passaremos uma noite. Caso prefira, será possível deixar as malas maiores no hotel em Accra - para onde retornaremos no final da tarde do dia 31 de agosto - levando consigo apenas uma mala de mão com o essencial para dois dias.


Dia 12: 30/08/26 | Accra – Elmina (C/A/J)
Manhã: Check-out do hotel e viagem terrestre até a cidade costeira de Elmina (aproximadamente 4 horas de carro), com visita na chegada. Com diversos castelos e fortes, esta região costeira era chamada de Gold Coast (Costa do Ouro), por ser valiosa em ouro, recursos naturais e portos comerciais. Por mais de quatro séculos, funcionou como uma espécie de "rua comercial" da África Ocidental, onde comerciantes das nações marítimas mais importantes da Europa vinham trocar suas mercadorias pelas de comerciantes africanos. Tarde: Castelo de Elmina – Construído pelos portugueses em 1482 como “Castelo de São Jorge da Mina”, foi o primeiro entreposto comercial europeu construído no Golfo da Guiné e é a construção europeia mais antiga ainda existente na África Subsaariana. Foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco devido à sua importância histórica. Check-in no hotel em Elmina. À noite, jantar para o grupo.


Dia 13: 31/08/26 | Elmina – Cape Coast - Accra (C/A/-)
Manhã: Check-out hotel e viagem terrestre de volta à cidade de Accra (aproximadamente 4 horas de carro), com visita no caminho. Visita no Caminho:Castelo de Cape Coast –Construído pelos suecos por volta de 1653 como um entreposto comercial, foi posteriormente controlado por dinamarqueses, holandeses e, por fim, britânicos, que o utilizou como fortaleza e base para o tráfico de escravizados. Reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco, é um local bastante visitado por líderes mundiais, intelectuais, artistas e membros da diáspora africana. Final do dia: Check-in no hotel em Accra.


Dia 14: 01/09/26 | Accra – São Paulo (C/-/-)
No horário determinado, traslado para o aeroporto e embarque em voo de retorno a São Paulo. Nota: horário de check-out oficial do hotel será às 12h00.


Dia 15: 02/09/26 | Chegada a São Paulo

Preço por pessoa em US$, parte terrestre, a partir de:

 

Saída especial: 19/08/26 com Felipe Vieira


Datas

Cidade/ Hotéis previstos (ou similares)

Categoria

 

Acomodação

19 a 23/08/2026

DAKAR - Noom Hotel Dakar Sea Plaza

 

5 estrelas

Superior Room - sea view

 

23 a 26/08/2026

COTONOU - Sofitel Cotonou Marina Hotel & Spa

 

5 estrelas

Luxury Room, sea view

 

26 a 28/08/2026

LOMÈ - Hôtel 2 Février Lomé

5 estrelas

Standard Room

 

28 a 30/08

ACCRA - Kempinski Hotel Gold Coast City Accra

5 estrelas

Superior Room

 

30 a 31/08/2026

 

ELMINA – AnoMansa Beach Resort at Elmina Bay

 

4 estrelas

Deluxe Room

 

31/08 a 01/09/2026

ACCRA - Kempinski Hotel Gold Coast City Accra

5 estrelas

Superior Room

 

Grupo a partir de 10 pessoas

Valor

Parcelamento

Taxas e Impostos

 

quarto duplo

USD 13.945,00

Entrada USD 4.870,00
+ 5 x USD 1.815,00

USD 996,00

quarto single

USD 17.640,00

Entrada USD 6.165,00
+ 5 x USD 2.295,00

USD 1.260,00

 

Os valores em dólares serão convertidos para reais, de acordo com o câmbio do dia de pagamento.
Desconto de 5% para pagamento à vista.
Parcelamento em todos os cartões de crédito.
Taxas e impostos serão pagos juntamente com a entrada.

 

VOO ENTRE SENEGAL E BENIM

Data

Trecho

Classe

Valor por pessoa

23/08/2026

Dakar (Senegal) - Cotonou (Benin)

Econômica

a partir de 490,00

 

Os valores em dólares serão convertidos para reais, de acordo com o câmbio do dia de pagamento.

Observações:
- Tarifa final do voo será confirmada após a confirmação do grupo.
Tarifa sujeita à alteração, até o momento da emissão.
A franquia de bagagem para esse voo é de 2 peças de 23 kg. de bagagem despachada e 7 kg de bagagem de mão (franquia a ser reconfirmada quando voo estiver disponível).
Voo com escala de aprox. 60min. em Abidjã, na Costa do Marfim.

Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.

A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.

Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

PARTE AÉREA

Consulte as tarifas do dia!

Devido à dinâmica das companhias aéreas, os valores estão sujeitos a alterações diariamente e à disponibilidade de lugares. São garantidos somente no ato da emissão da passagem aérea, conforme as regras vigentes. Programe-se com antecedência para aproveitar as melhores tarifas.

O que Inclui

 - Acompanhamento do especialista Felipe Vieira*;
 - Acompanhamento de anfitrião da Operadora;
*Nota: especialista e anfitrião não necessariamente viajarão nos mesmos voos do grupo.
- Hospedagem nos hotéis citados acima (ou similares), incluindo café da manhã;
- Refeições citadas no roteiro, de acordo com a informação na legenda (C: café da manhã, A: almoço, J: jantar);
- Entradas nos atrativos, para as visitas especificadas no roteiro;
- Acompanhamento de guias locais em idioma espanhol (um guia diferente à cada país);
- Serviços de transporte privativo para o grupo (somente para os deslocamentos previstos no roteiro);
- Traslados de chegada e saída: aeroporto de Dakar/ hotel – hotel/ aeroporto de Accra;
Nota: traslado incluso apenas para os voos referenciais, onde todo o grupo será levado em um único veículo. Para horários de voos diferentes dos voos referenciais, por favor,
consulte custo adicional para traslado privativo, no final deste documento, na seção de serviços opcionais.
- Assistência médica de viagem (cobertura de USD 150 mil).

O que não inclui

- Voos internacionais e domésticos no Brasil e na África;
- Early check-in ou late check-out, a menos que estejam especificados como inclusos;
- Upgrade de categoria de apartamentos;
- Refeições não citadas como inclusas;
- Bebidas nas refeições;
- Visitas não citadas como inclusas;
- Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas e em restaurantes;
- Despesas pessoais, tais como: lavanderia, telefonemas, entre outros;
- Qualquer item não citado acima como incluso.

Observações

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Vistos | Portadores de passaporte brasileiro necessitam de visto a turismo/negócios para viagem aos países Benim, Togo e Gana.
Os vistos para Benim e Togo são emitidos no formato eletrônico (e-visa) e o prazo de emissão,em média, é de 7 dias úteis; O prazo de emissão do visto para Gana, em média, é de 15 dias úteis e o passaporte fica retido durante esse período. Consulte-nos sobre como proceder para obtenção do visto. 

Vacinas |
É obrigatório o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra a Febre Amarela para todos os viajantes. A apresentação do certificado da vacina, é um dos documentos obrigatórios, para requisitar o visto de entrada em Gana. Recomenda-se também, o certificado de vacinação contra a COVID-19.

Passaporte |
Com validade mínima de 6 meses, contados a partir da data final da viagem.

Seguro |
É necessário que todos os brasileiros embarquem com o comprovante de seguroviagem com cobertura mínima de USD 30.000,00 – englobando assistência médica/hospitalar e repatriação.

Sua viagem
começa aqui

Por gentileza preencha seus dados, um de nossos especialistas entrará em contato

Na Cia Eco seus dados são levados a sério. Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, não compartilhamos seus dados com terceiros nem enviamos spam. Utilizamos seus dados apenas para enviar informações de seu interesse. Leia a nossa Política de privacidade.